Membros da Academia de Letras de Cacoal - ACLEC

sexta-feira, 25 de maio de 2012

3ª Edição do Bebendo Cultura da Academia




Membros da Academia de Letras de Cacoal


Com o objetivo de divulgar os talentos escondidos em Cacoal, através de apresentações musicais, declamações de poesias, execução de músicas instrumentais, exposição de obras publicadas por escritores e poetas de Cacoal, dança, exposição de quadros de artistas plásticos da terra, a Academia de Letras de Cacoal convidou a sociedade e os amantes da cultura para participarem da III edição do Bebendo Cultura. O evento acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 17h, no auditório da UNIR/Cacoal, Universidade Federal de Rondônia. 

A idealização do Projeto “Bebendo Cultura” surgiu com a criação da Academia de Letras de Cacoal, vinculada a Academia de Letras de Rondônia, no dia 11 de outubro de 2008. 

Após a criação da Academia, os amantes da cultura idealizaram e realizaram um evento em grande estilo, conhecido como “Bebendo Cultura”, uma iniciativa da Academia, que tinha por objetivo principal, valorizar os artistas, poetas e escritores do município. A I edição aconteceu nas dependências do IPS/Uningá. A II no auditório da UNIR de Cacoal. 

Novidade - Saiba o que mudou na ortografia brasileira 

A novidade da III edição ficou por conta do membro da Academia de Letras de Cacoal, Jorge Luiz, professor da Unesc- Faculdades Integradas de Cacoal. O docente fez uma apresentação sobre os parâmetros da nova ortografia. O objetivo foi expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº. 54, de 18 de abril de 1995.


Segundo a presidente da Academia de Letras de Cacoal à época, escritora Maria Lindomar, "...é dessa forma que a cultura local será resgatada. Sendo a cultura informação, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros, é necessário resgatar os valores das gerações passadas. O que estamos fazendo é apenas o começo de uma nova era aos amantes da cultura e, acima de tudo, resgatando os valores dos pioneiros da querida Cacoal”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário