Membros da Academia de Letras de Cacoal - ACLEC

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ACLEC realizou Seminário de História Regional


Academia de Letras de Cacoal realizou Seminário de História Regional

Presidente Maria Lindomar de Souza
João Batista Lopes 
Maria Bernadete Junkes


Com objetivo de resgatar, debater, registrar e divulgar a história de Rondônia, a Academia de Letras de Cacoal com o apoio da Fundação Cultural, Unir, Livraria Bisbilhoteka, realizou no dia 21 de maio de 2010, no auditório da Unir/Cacoal, o I Seminário de História Regional.

De acordo com os organizadores, o seminário tornou-se um momento inédito para reunir pessoas que ama a história de Rondônia. O evento esclareceu questões que cercam o processo histórico do início da criação do Estado, até os dias atuais, com a chegada das usinas do Rio Madeira. “Este seminário foi, sem dúvida, um marco histórico e decisivo para o município de Cacoal” destacou os organizadores.

Programação:

Foram proferidas três palestras por historiadores de Cacoal e Porto Velho:

As perspectivas geopolíticas de Rondônia do passado ao futuro – uma visão sobre as hidrelétricas do Rio Madeira  - Historiador e Professor Walfredo Tadeu;

Centenário de município de Rondônia – Escritor, historiador, presidente da Academia de Letras de Cacoal, João Batista Lopes; e

"Rondônia no universo das relações sócias – séculos XIX e XX – professor e historiador", pelo professor Evandro Luz.



O evento foi realizado na Unir, campus de Cacoal, e contou com a participação de professores, estudantes de várias escolas, escritores e pessoas que fazem parte do cenário cultural do município. 


Lançamento de livro


Vários escritores, autores de livros sobre a história de Rondônia, participaram do evento. Entre eles o professor e escritor portovelhense Walfredo Tadeu, que há 26 anos pesquisa e documenta a história do estado. Ele proferiu palestra sobre “Asperspectivas geopolíticas de Rondônia do passado ao futuro – uma visão sobre as hidrelétricas do Rio Madeira”. 


Outro livro lançado durante o seminário foi: ‘A nossa geografia de Rondônia’, do professor José de Arimatéia Dantas, também da capital.


Resgate cultural


O historiador João Batista Lopes, presidente da Academia de Letras de Cacoal, e autor de vários livros sobre história de Rondônia, também aproveitou o momento para divulgar seu trabalho.  Ele palestrou sobre o centenário de Rondônia e lembrou fatos relevante da história do estado. Após as palestras foi realizada mais uma edição do evento ‘Bebendo Cultura’, com música, apresentações culturais, e outras atividades. 


A noite o professor e historiador Evandro Cruz proferiu a última palestra do seminário, com o tema: ‘Rondônia no universo das relações sociais – séculos XIX e XX’, em seguida os participantes receberam certificados.

Participantes do Seminário



Nenhum comentário:

Postar um comentário