Membros da Academia de Letras de Cacoal - ACLEC

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Membro da Academia lançou livro sobre Rondônia


Escritor lançou livro sobre álbum histórico de Rondônia
Na obra o autor apresenta o Estado de Rondônia de 1500 até o ano de 2007

Desvendar a trajetória por onde passaram os heróis desbravadores na conquista destas terras, ricas em minérios e que possibilitaram o desenvolvimento que hoje vivemos, foi o objetivo do escritor João Batista Lopes. O lançamento de sua nova obra aconteceu no dia 06 de dezembro de 2008, na II edição do Bebendo Cultura, evento organizado pela Academia de Letras de Cacoal. 


A obra

Na obra "Álbum Histórico", o autor apresenta fatos extraídos de dezenas de documentos oficiais e de fontes dignas de absoluta confiança que apresentam o Estado de Rondônia de 1500 até o ano de 2007. O livro ressalta dados desde a rota da conquista do Brasil, Governo Rolim de Moura, a trajetória de Rondon, Estrada de Ferro Madeira Mamoré, os primeiros municípios da região guaporeana, a visita de Getúlio Vargas e os Governos do Território Federal do Guaporé, de Rondônia e do Estado de Rondônia a partir de 1982. 


Para presidente da Academia de Letras de Cacoal, Lindomar Maria dos Santos, esta obra, escrita pelo acadêmico João Batista Lopes, representou um marco no início da fundação da Academia. Foram noites de sono pesquisando para proporcionar conhecimento ao povo de Rondônia e ao Brasil. "É desta forma que os valores da cultura do nosso Estado serão resgatados" afirmou a presidente à época. 



O autor

O escritor João Batista Lopes é autor de várias literaturas sobre História de Rondônia. Nasceu aos 22 de novembro de 1933, na cidade de Promissão/SP. Reside no Estado de Rondônia há 34 anos; destes, trabalhou como cafeicultor em Cacoal, morou na cidade de Rolim de Moura, onde foi pioneiro na área educacional e na fundação do Lions Club de Rolim de Moura. Atualmente é membro fundador da Academia de Letras de Cacoal e foi o segundo presidente da Academia.

Escritor e historiador João Batista Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário