Membros da Academia de Letras de Cacoal - ACLEC

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Poeta Sandra Almeida é entrevistada pelo Momento Litero Cultura


SANDRA ALMEIDA - ENTREVISTA





BIOGRAFIA 

Sou paranaense de Jandaia do Sul. Ativista de movimentos sociais nas décadas de 70 e 80. Atuo na educação há 29 anos, ensino público e privado. Geógrafa por formação e poeta por opção! A escrita renasceu num repente e importante momento de minha vida, com ela desnudo-me e sou feliz!

Membro Fundadora da Academia de Letras de Cacoal_Rondônia(ACLEC)
Cadeira 03 - Patrono: Machado de Assis


Membro do SPJ (Sociedade dos Poetas Jandaienses-Paraná)

Consulesa dos Poetas Del Mundo do Estado de Rondônia

Minha Coluna no Jornal O Rebate:
http://orebate-sandradealmeida.blogspot.com/

Blocos Online:
http://www.blocosonline.com.br/literatura/autor_poesia.php?id_autor=3457&flag=nacional

Páginas pessoal:

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/SandraAlmeida
http://literaturaperiferica.ning.com/profile/SandraAlmeida
http://www.gargantadaserpente.com/autores/sandralmeida.shtml
http://www.notivaga.com.br/mpa.asp?autor=Sandra+Almeida
Overmundo:http://www.overmundo.com.br/perfis/sandra-almeida

Site de Salvador_Bahia

www.paralerepensar.com.br/sandrah.htm

Site Rio de Janeiro-RJ

http://www.cronicascariocas.com/poesias_sandrah.html
http://www.almadepoeta.com/http://www.almadepoeta.com/sandraalmeida.htm
http://www.almadepoeta.com/sandra_almeida.htm
Publicações de meu amigo Selmo Vasconcellos: Porto Velho-RO
www.rondoniaovivo.com.br

Várias publicações em jornais da Região Norte.

1-Alto Madeira
2_Diário de Rondônia
3-Tribuna Popular
4-Rondônia Agora
5-O Estadão

Participações em diversas Antologias no ano de 2006/2007/2008/2009.

Livros em fase de publicação:

1-PoeTravessia (em parceria com o poeta cearense Chico Araújo)

Participação no Congresso Brasileiro de Poesia –Bento Gonçalves/RS-2008 e 2009.

ENTREVISTA 

SELMO VASCONCELLOS - Quais suas outras atividades, além de escrever?

SANDRA ALMEIDA - Sou geógrafa por formação. Fiz projetos relacionados as questões ambientais, indígenas, enfim ligados á minha área, ministrei aulas na rede pública e privada, no Paraná e aqui em Rondônia (Cacoal).Já andei muito pelo Brasil, até que parei em Rondônia, assim como você, amigo. E hoje estou aguardando minha aposentadoria para regressar para minha terra Jandaia do Sul (Paraná). Aqui em Rondônia sou membro fundadora da ACLEC (Academia de Letras de Cacoal), minha cadeira é 03 e meu patrono é Machado de Assis. No Paraná sou membro da SPJ (Sociedade dos Poetas Jandaienses). Mas não gosto de títulos, quero mesmo é aprender fazer poesia!

SELMO VASCONCELLOS - Como surgiu seu interesse literário?

SANDRA ALMEIDA - Ah! Surgiu na Sandra ainda adolescente. Nos anos 70 era muito comum, escrevermos.E assim eu comecei meus”rabiscos”.Creio que esse período foi marcante, no que se refere a ler muito, mas muito mesmo e consequentemente ensaiar “rabiscos”. Sou filha de Jandaia de Sul (Paraná), cidade interiorana, porém com uma excelente dosagem cultural.E eu vivia esse meio, tanto literário como das artes plásticas no geral. Convivi com grandes artistas, entre eles Glauco Vilas Boas (cartunista), Orlando Vilas Boas (artista plástico) esse faleceu recentemente, David Nogueira (escritor), Tadeu França (escritor). Naquele tempo todos ensaiavam os passos para o meio artístico e ficaram famosos.Recentemente, tomei conhecimento, através de meu grande amigo Jiddu Saldanha que o famoso José Marins também é jandaiense, um dos mestres do haicai.Eu desconhecia esse fato. Mas eles estão famosos, eu não, ok? Fui criar minhas filhas, fui “pãe”, fiquei viúva muito jovem e não me adaptei com outro casamento, portanto minha dedicação foi em tempo integral. Além do meu lado profissional, para o sustento de minha família (eu e minhas 03 filhas). Retomei a escrita de forma tímida faz uns 08 anos, temerosa em mostrar, inclusive. E eis que caiu um anjoCairo de Assis Trindade, em minha vida, que posteriormente tornou-se meu mestre ,mesmo aqui na web, me dando toques, colocando uma vírgula aqui, tirando ali ,enfim, mostrando-me caminhos.Tenho um carinho imenso por ele e total gratidão, por tudo que tem feito no sentido de ajudar-me. E isso não te é novidade, você me conhece pessoalmente e sabe de minha gratidão por todos que me deram incentivo e óbvio que está entre, também é um grande incentivador da Sandra que quer ser poeta.

SELMO VASCONCELLOS - Quantos e quais os livros publicados dentro e fora do País?

SANDRA ALMEIDA - Selmo, solo nenhum, nem dentro e nem fora do País... rsrsrs.Tenho no forno 02, sendo um parceria com o poeta Chico Araújo (Ceará) e um meu, porém NO FORNO!!! Mas participei de muitas antologias, num total de 35 e de três agendas literárias. Já estive no Congresso Brasileiro de Poesia (Bento Gonçalves-RS), por 02 vezes e pretendo retornar esse ano (2010).É uma grande fonte de conhecimento, vale à pena, pra mim valeu muito. E procuro estar sintonizada com tudo que aparece de novo na literatura e claro, que tenha a ver com a linha que me identifico.Digo-te que estudo muito.Quando nos conhecemos, deve ter percebido que tenho sede de conhecimento. Portanto vou devagar...rsrsrs.

SELMO VASCONCELLOS - Qual (is) o(s) impacto(s) que propicia(m) atmosfera (as) capaz (es)de produzir (em) poesia(s)?

SANDRA ALMEIDA - Nada específico.Tudo depende de como estou, é de dentro pra fora. Não sei escrever nada em absoluto, de fora pra dentro.Tenho que estar de bem comigo sempre, senão desanda. Sei que tudo é poesia, mas ela tem que estar em mim em primeiro lugar.Você certamente me entende.

SELMO VASCONCELLOS - Quais os escritores que você admira?

SANDRA ALMEIDA - Amigo, sou eclética.Vou de Machado de Assis, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Leminski, Alice Ruiz, José Marins (meu conterrâneo) e por aí vou.Claro que Cairo de Assis Trindade, Mano Melo, Luiz Fernando Prôa, Afonso Estebanez, Baby, Soninha Porto, Cacau, Jiddu Saldanha, Tchello d Barros, Chris Herrmann, Luiz Edmundo, Theo Drummond, Clau Assis, Marçal, Kedma, Marcelo Mourão, Chico Araújo, Jorge Ventura, Tanussi , Dalmo Saraiva, Ademir Bacca, você e tantos outros.

SELMO VASCONCELLOS - Qual a mensagem de incentivo você deixaria para os novos poetas?

SANDRA ALMEIDA - Estou engatinhando no universo literário, sabes disso. Meu incentivo é que leiam muito e aceitem críticas construtivas sempre..




 fim de linha

quando meus
olhos fingem
não te ver.

é quando meu
silêncio interior
se rompe.

sinto-me neutralizada
e tento uma desculpa.

mas a sintonia desafinou...
***
sombra atrevida 

minha sombra me persegue.

contempla minha nudez
com cara atrevida
e sorrindo de minha estupidez
entra em mim
deixando-me acuada.

depois se esconde.

insistente, desafia-me
com olhares marotos
e dissimula ser louca
tirando minha roupa
num strip-tease despudorado.

incansável perseguição!
***
Um talvez

Prometo um dia
O infinito azul te dando boas vindas
Sol descansando em tua pele
Jardins floridos te acenando

Prometo um dia
Cobrir-te de versos líricos
Estilo contemporâneo
Sem rimas, sem métricas.

Nesse dia me farei poema
Refazendo a cena da espera
Com ares de donzela
Mas... Estarei nua!
***
Chuva

lá fora chove
brisa leve
olho timidamente
nada mais importa

água pura
e...ternura!
***
carícias da vida

a vida acaricia-me
com mãos macias
e... alivia-me!

diz palavras suaves
fala um poema
e... suspira!

inclina-se sorrindo
e murmurando
diz... bom dia!

alisando meu rosto
fala convencida
de um amor

amor esquecido
no tempo
acende uma luz
e... improvisa

num foco de luz
num leve balançar
de mãos retorna

com serenidade
explica sobre
o que ela significa
e... justifica!

continua
branda e serena
passando as mãos
em mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário