Membros da Academia de Letras de Cacoal - ACLEC

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A origem da Academia



A Academia de Letras de Cacoal foi idealizada e fundada pelo presidente da Academia de Letras de Rondônia-ACLER, o poeta e escritor José Valdir Pereira, com o apoio da poeta Sandra Almeida, da escritora Maria Lindomar dos Santos e da escritora Maria Bernadete Junkes. A escritora Maria Lindomar dos Santos tomou posse na Academia de Letras de Cacoal, em 11 de outubro de 2008, como presidente da entidade, após sua fundação.



Poeta Sandra Almeida                                                               Poeta  José Valdir Pereira
                                                     










                                                              


                                                                                                                
Escritora Maria Bernadete Junkes
1ª Secretária Geral da ACLEC



      Presidente Maria Lindomar dos Santos
1ª presidente da ACLEC



Professora, escritora,  ex-Presidente da Academia de Letras de Cacoal/Rondônia, mestranda em Ciencia de la Educación pela Universidad Tecnologica Intercontinental de Ciudad del Este - Paraguay - Pós graduada em Didática do Ensino Superior/ Metodologia do Ensino Superior/ Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Gestão Escolar. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Cacoal. Servidora do ex-Território Federal de Rondônia trabalhou por 5 anos na Universidade Federal de Rondônia - UNIR - campus Cacoal, exercendo a função de coordenadora pedagógica do Departamento do Curso de direito e de professora com as disciplinas de Normas e Técnicas de Pesquisa e Monografia Jurídica I e II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, didática para professor do ensino fundamental, médio e superior.


Professora de música - canto coral, piano, teclado e flauta-doce. Professora de Inglês e italiano. Foi diretora da Escola Musical Villa Lobos – primeira escola de música do município de Cacoal onde organizou vários musicais e oportunizou a apresentação de vários pianistas. Foi a idealizadora e organizadora de três encontros com escritores regionais.


Foi regente do Coral da Pastoral da Criança e do Adolescente- programa AABB - Comunidade. Foi Presidente voluntária do Centro de Formação Técnica Profissional Padre Fiovo Camaioni e Secretária voluntária da ASSDACO - Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni.


Como escritora participou do livro Políticas Educacionais em crise e a prática docente, organizou o Livro - Trabalhos Acadêmicos: a facilidade em desenvolvê-los e é uma das autoras do livro - Primeiros Passos da Metodologia Científica na Graduação.



Presidente João Batista Lopes
2º presidente

O escritor e historiador João Batista Lopes, autor de diversos livros, entre os quais da História de Rolim de Moura, tomou posse na noite do dia 27 de março de 2010, no auditório da Uningá, na presidência da Academia de Letras de Cacoal (ACLEC), substituindo na função a professora e acadêmica Maria Lindomar dos Santos, que presidiu desde a fundação, em 11 de outubro de 2008 até 27 de março de 2010.

O presidente João Batista Lopes lembrou em seu discurso a necessidade do fortalecimento do processo educacional e que a busca da cidadania como forma de melhorar a sociedade deve ser uma constante, especialmente de parte dos produtores literários e culturais. 

Após alguns meses a frente da presidência da Academia, o escritor João Batista Lopes, por motivos de mudança de domicilio, deixou a presidência, sendo substituído pela Vice-Presidente, poeta Sandra Almeida.


Poeta Sivaldo Pereira de OLiveira
Presidente Atual da ACLEC


A poeta Sandra Almeida, após reunião com os acadêmicos decidiu colocar em discussão a possibilidade da realização de uma eleição para uma nova Diretoria da ACLEC. 

Realizada a eleição, a nova diretoria da ACLEC, para mandato biênio 2012-2014, passou a ser composta pelos acadêmicos:

Sivaldo Pereira Oliveira - Presidente
Wanderlei Closs - Vice- Presidente
Ana Carla Cunha - Secretária Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário