Membros da Academia de Letras de Cacoal - ACLEC

terça-feira, 29 de maio de 2012



O MUNICÍPIO DE CACOAL


No centro-leste de Rondônia, está localizado o município de Cacoal. Com clima das Florestas Tropicais, caracterizado pelas chuvas de monções e uma estação seca. Sua média térmica é de 24°C.

A economia de Cacoal tem como base principal suas indústrias de grande porte no setor madeireiro, a agropecuária e o comércio. Sua prosperidade e expansão econômica se destaca frente aos outros municípios da região. O comércio da cidade abriga diversos ramos, como supermercados, auto-peças, veículos, confecções, entre outros, atraindo, inclusive, pessoas de cidades vizinhas.

A agricultura se destaca pela produção de café (a maior do estado), seguida pela produção de banana; além de cultivos temporários, como o arroz, feijão, mandioca e o milho. Cacoal possui ainda um dos maiores rebanhos do estado.

No setor gastronômico, Cacoal abriga o evento O "Cacoal Sabor", tradição da cidade, que se destaca como o maior festival gastronômico do Estado. Esse evento reúne os melhores restaurantes da cidade.

Além da tradição do Cacoal Sabor, a cidade mostra outras atrações ao turismo. Alguns exemplos de destaque são a Cachoeira na Linha 11, movimentada nos finais de semana com rodeios, bingos, churrascos e música ao vivo; a Lagoa Azul, o Lago do Parque Sabiá (também conhecido como Lago BNH), Pedras na Linha 7 e 10, Balneário Bola de Ouro, Centro de Tradição Gaúcha, Centro de Tradição Nordestina e o Cacoal Selva Park.


A cidade oferece ainda outras opções de distração e lazer, como danceterias (Armazém e Refúgio Nuclear), restaurantes, lanchonetes, bares; e até um hotel ecológico, o Selva Park, Hotel com
boas instalações, eventos e gastronomia. Fonte:http://www.alugueldetemporadabrasil.com/

A Academia de Letras de Cacoal-ACLEC, invariavelmente, uma vez por mês realiza o já conhecido "Bebendo Cultura", um evento promovido pela Academia, onde acontecem apresentações de artistas locais, como músicos, poetas, instrumentistas, pinturas, recitais, entre outros.




PONTOS TURÍSTICOS DE CACOAL

Você que reside em Cacoal ou que já viveu aqui ou que deseja conhecer a cidade do café, uma das mais importantes cidades de Rondônia, de um povo hospitaleiro, amante da cultura, conheça os principais pontos turísticos da cidade através deste blog.




Cachoeira na Linha 11


Com maior fluxo de visitantes nos finais de semana, quando acontecem rodeios, bingos, churrascos, música ao vivo, dentre outras atividades realizadas no local. As pessoas têm a possibilidade de tomar banho de cachoeira, ou então, para aqueles que gostam, apreciar a natureza.


Cacoal Selva Park


Uma área rural preservada há mais de 20 anos; que se tornou uma das principais áreas de lazer da região e do estado. Hoje aberta ao público, a propriedade ficou conhecida como “Chácara ou Sítio do Nério”, espaço que em março de 2000 foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural. Possui estruturas ecológicas, que atualmente conta com cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, rodas d’água, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante, lanchonetes, animais silvestres em exposição, dentre outros.


Lagoa Azul






Devido às algas e à pigmentação da argila a cor da água faz jus ao nome do local. Existem várias nascentes que foram represadas, formando uma lagoa com água limpa. Nos finais de semana o lugar é muito freqüentado por excursões de cidades da região. Existe no local trampolim, área de camping, lanchonete e churrasqueiras.


Lago do Parque Sabiá


O lago também conhecido como lago do BNH, é formado por nascentes existentes no local. Está localizado numa área verde no centro do bairro e tem uma infra-estrutura de lazer, como pista para caminhadas, quadra coberta de esportes, parque infantil e uma grande área gramada para o lazer da população. Dentre suas estruturas, há um parque para as crianças, um local para picnic e uma pista para caminhada.


Pedra na Linha 7


É um local onde há a sobreposição natural de uma pedra sobre a outra, formando uma bela paisagem para ser admirada.


Pedra na Linha 10


: lugar propício para aqueles que desejam apreciar a natureza e ter um pouco de aventura, próprio para escaladas, devido ao paredão de aproximadamente 50 metros de altura. O local também serve para caminhadas ecológicas, pela região com muita vegetação. Do alto da pedra tem-se uma boa visão do município de Cacoal.


Fonte: Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cacoal. Acesso em: 14 de Fev. de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário